Educação de Joinville bate recordes históricos no IDEM 2024

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Rede Municipal registra melhora na aprendizagem, maior índice de aprovação e menor taxa de abandono escolar da história

A Secretaria de Educação de Joinville divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM) de 2024, e os números são motivo de comemoração. Os dados mostram evolução no desempenho dos alunos em todas as etapas avaliadas (2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental), além de recordes históricos no índice de aprovação e na redução da evasão escolar.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa de aprovação chegou a impressionantes 99,57%, enquanto nos anos finais o índice foi de 98,58%, o melhor já registrado pela Rede Municipal. A taxa de abandono escolar também foi a menor da história tanto nos anos iniciais quanto nos finais.

“O IDEM é o nosso termômetro de como a Rede Municipal de Ensino está indo em relação ao desempenho dos alunos e à aprendizagem. É muito gratificante ver que, em todos os indicadores mensurados, os alunos estão melhorando”, afirma o secretário de Educação, Diego Calegari. Ele atribui os avanços a um conjunto de políticas públicas implementadas desde o início do IDEM, bem como ao empenho dos servidores e educadores.

Outro destaque é o desempenho dos estudantes nas metas estabelecidas para o IDEM. O 5º ano atingiu 157,84% da meta esperada, e o 9º ano ultrapassou ainda mais, com 213,02%. Com esses resultados, Joinville atingiu as metas em duas das três etapas do índice.


Valorização por desempenho

Os bons resultados também se traduzirão em gratificação para os profissionais da educação por meio do Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem. Este programa leva em conta os desempenhos da rede, das unidades escolares e dos critérios individuais dos servidores.

Neste ano, 73% das escolas e CEIs terão direito a alguma quantia de gratificação com base no desempenho da unidade. Destas, 43% poderão receber 100% do valor caso os critérios individuais — como frequência, participação em formações, entrega de atividades e tempo de atuação — sejam cumpridos.

Além disso, todos os professores e equipes pedagógicas com jornada de 40 horas semanais poderão receber pelo menos R$ 2.123,53 em gratificação, desde que atendam aos requisitos definidos. Os dados individuais serão divulgados em breve, e o pagamento da gratificação está previsto ainda para o primeiro semestre de 2025.

Seis municípios se unem para planejar o futuro da Baía Babitonga Anterior

Seis municípios se unem para planejar o futuro da Baía Babitonga

Jardim Sofia ganha rede de água modernizada Próximo

Jardim Sofia ganha rede de água modernizada

Deixe seu comentário